01 de fevereiro de 2026
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Chegamos ao final de mais uma semana, com temperaturas que se mantiveram elevadas. Felizmente, na sexta-feira as chuvas começaram a retornar à região, o que é muito importante para as culturas que estão na lavoura, como o milho e o tabaco.
Por aqui, seguimos com o manejo do solo. Já temos boa parte da área pronta, com a adubação verde semeada, e em outra parte estamos remontando os camalhões. Variamos os tipos de adubação verde, entre crotalária, milheto e mix de culturas, proporcionando maior diversidade biológica ao solo.

A nossa parte estamos fazendo; agora, resta o clima colaborar, trazendo boas chuvas e temperaturas mais amenas. Assim, teremos bastante palhada nas lavouras, aumentando gradativamente a matéria orgânica e, consequentemente, a produtividade e a qualidade do tabaco.
Como os serviços estão em dia, aproveitamos para participar de um dia de campo promovido pela Afubra, em Ituporanga, SC. Foi um dia bastante quente, mas isso não impediu a participação dos agricultores, nem o interesse em conhecer novas cultivares e tecnologias nas áreas de tabaco, cebola, milho e soja.

Tivemos a oportunidade de conversar com várias pessoas que nos acompanham nas redes sociais, tirar fotos e trocar conhecimentos, algo muito importante para quem quer prosperar na propriedade rural. Quando se tem amigos, o trabalho fica sempre mais fácil.
Agora, vamos nos preparar para iniciar o enfardamento do tabaco seco, na expectativa de uma boa valorização do nosso produto. Desejamos a todos uma boa comercialização e que sigam firmes nessa jornada. Nos vemos na semana que vem, em mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

