15 de fevereiro de 2026
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Chegamos ao final de mais uma semana, ultrapassando a metade de fevereiro. Nos últimos dias realizamos a 11ª edição da Expedição Os Caminhos do Tabaco, em parceria com o Grupo Gazeta de Comunicações, visitando oito propriedades no Sul do Brasil.
Foram dias de muito aprendizado, com destaque para a sucessão rural. Uma das visitas foi ao casal Márcio e Cristiane Mikoski, de Rio Azul (PR). Eles ainda têm bastante tabaco na lavoura e, como podemos ver na foto, as plantações estão muito bonitas, resultado de dedicação, bom manejo e cuidado com o solo.

Esses jovens mostram o quanto é possível evoluir trabalhando na agricultura. Há quatro anos, começaram a construir uma bela casa, com mais de 300 m², fruto da renda obtida com o cultivo do tabaco. A cada safra, conseguem investir um pouco mais em conforto e qualidade de vida.
Seguindo viagem, também estivemos na propriedade do casal Mateus Filasco e Patrícia Pereira, em São João do Sul (SC). O diferencial por lá é a tecnologia. Mateus, que trabalha com os pais, foi implantando melhorias aos poucos. Além das placas solares, trator e máquina auxiliadora de colheita, ele digitalizou o controle da produção de tabaco.

Como mostra a foto, cada fardo é registrado digitalmente, separado por peso e classe. O tabaco é enfardado, classificado e empilhado com o auxílio de uma paleteira, o que facilita o transporte até o depósito e, depois, até o caminhão. Essa é a nova geração de fumicultores, usando a tecnologia para tornar o trabalho mais prático.
Foi uma semana muito produtiva, cheia de troca de experiências e aprendizado. A fumicultura entra em uma nova fase, onde a tecnologia ajuda a melhorar o trabalho e ampliar a renda. Que todos possam, aos poucos, evoluir no dia a dia. Nos vemos na semana que vem, em mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

