08 de março de 2026
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Mais uma semana chegou ao fim, com dias bem quentes aqui na nossa região, chegando aos 37 °C. A chuva voltou na quarta-feira, bem volumosa, e até deu um susto na gente. Mas, felizmente, não tivemos estragos e as lavouras agradecem pela umidade.
Por aqui, o trabalho está em dia. A adubação verde está muito bem desenvolvida nas lavouras, e o tabaco seco já está sendo enfardado para a comercialização nos próximos dias. Falando nisso, temos acompanhado que o reajuste da tabela do valor do tabaco está atrasado neste ano.

Já estamos em março, e essa falta de definição dos novos valores é muito ruim para nós, agricultores. Até agora, apenas a JTI assinou o protocolo. O produtor rural precisa saber por quanto vai vender o seu produto, pois isso é fundamental para continuar na atividade. Esperamos que essa situação se resolva logo.
Deixando um pouco a agricultura de lado, nesta semana tiramos quatro dias para descansar em família. Na foto estamos eu, minha esposa Louvane, minha filha Giovana, meu genro Carlos e os pais dele, Joicira e José. Fomos para a praia, em Santa Catarina; uma viagem que já estava programada há vários meses.

E demos sorte: pegamos dias lindos de sol e conseguimos aproveitar bastante. Porque não dá para ser só trabalho, né? Também é preciso descansar e curtir um pouco a vida. Assim voltamos renovados para seguir com os trabalhos na propriedade, que não param nunca.
Não podemos esquecer que hoje, dia 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher. Nosso parabéns a todas as mulheres, que fazem a diferença no trabalho no campo. Nos vemos na semana que vem em mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

