15 de março de 2026
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Chegamos à metade do mês de março, com chuvas bem distribuídas aqui na nossa região. O clima está favorável e temos umidade ideal para trabalhar no enfardamento do tabaco seco. Foi uma semana em que o trabalho rendeu muito bem.
Também tiramos um tempo para participar da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS). É uma feira muito importante para a agricultura, onde pudemos conhecer tecnologias que atendem desde a agricultura familiar até as grandes fazendas. Tudo isso faz parte do agro brasileiro, e temos orgulho de fazer parte desse setor.

O foco da feira foi a produção de grãos, como milho e soja, mas também encontramos muitos produtores de tabaco. Sabemos que o cenário da agricultura é desafiador, mas para quem quer continuar nessa profissão é importante estar sempre atualizado e investir com consciência.
Na quinta-feira, começamos a montar nossa estufa para a produção de mudas. Já tínhamos colocado os pilares que vão sustentar a estrutura metálica e os plásticos, e agora tudo está começando a tomar forma. Estamos animados, pois é uma novidade que vai ajudar a melhorar nossa qualidade de vida.

Nosso plano é fazer a semeadura na primeira quinzena de abril e depois seguir com o plantio escalonado. Esse manejo deu muito certo para nós, pois conseguimos aproveitar melhor o potencial da máquina auxiliadora de colheita e da estufa de carga contínua.
Também estamos nos preparando para comercializar uma parte do tabaco. Temos visto que o preço está abaixo do que os agricultores esperavam, mas temos esperança de que quem produziu com qualidade consiga uma melhor avaliação do tabaco. Nos vemos na semana que vem em mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

