22 de março de 2026
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Mais uma semana chega ao fim, com dias quentes e bastante úmidos aqui na nossa região. Temos sido privilegiados nos últimos meses, já que em muitas localidades há falta de chuva, enquanto por aqui as lavouras seguem se desenvolvendo muito bem.
Isso até nos preocupa um pouco, pois está na hora de remontar os camalhões e o solo ainda está úmido. No fim da semana, conseguimos iniciar esse trabalho, já que a lavoura precisa seguir seu cronograma para estar pronta no momento do transplante.

Estamos sempre buscando evoluir no manejo do solo. Pela primeira vez, utilizamos adubo de peru em área total, com o objetivo de aumentar a matéria orgânica. Acreditamos que manter a área plantada, aliando maior produtividade e qualidade, é o caminho para a prosperidade da fumicultura.
Também visitamos o parque da Expoagro Afubra para acompanhar os preparativos da feira, que acontecerá de 24 a 27 de março. É um evento muito importante, que traz tecnologias e práticas voltadas à agricultura familiar, responsável por movimentar a economia do Sul do Brasil.

Sabemos que a agricultura enfrenta inúmeros desafios, como o alto preço do diesel e as dificuldades na comercialização do tabaco e de outros produtos, como cebola, milho e leite. Ainda assim, precisamos seguir fazendo a nossa parte, pois ninguém fará isso por nós.
Desejamos a todos uma excelente semana e muita saúde para continuar prosperando na agricultura, que é o braço forte desta terra. Nos vemos na semana que vem, lá na Expoagro Afubra, e também na próxima edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

