29 de março de 2026
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Chegamos ao final de mais uma semana, que foi bem chuvosa aqui na nossa região. O clima ajudou muito no enfardamento do tabaco, já que a umidade facilita o manuseio das folhas e também a prensagem dos fardos.
Dessa vez, quem ficou responsável por essa tarefa foi minha esposa, Louvane, enquanto eu participava da Expoagro Afubra. Mas, na sexta-feira, ela e toda a família também tiraram um tempinho para participar. Na foto, dá para ver a dimensão da maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar.

Tivemos a oportunidade de visitar vários estandes e conhecer novas tecnologias que vêm para facilitar a vida no campo. Mesmo com o cenário desafiador que estamos enfrentando na agricultura, a colonada se fez presente e o evento foi muito produtivo.
Também queremos agradecer de coração aos nossos seguidores, que tiraram um tempinho para conversar e registrar esse momento com a gente. Cada um de vocês é muito especial! A Expoagro Afubra proporciona esse contato mais próximo, além da tela do celular.

Para os próximos dias, o plano é seguir trabalhando com o tabaco seco e acompanhar a comercialização, que nesta safra está um pouco mais lenta. Esperamos conseguir um valor justo pelo nosso trabalho e também desejamos fartura para todos os agricultores.
Em breve também já iniciaremos a semeadura da nova safra, pois a agricultura é um ciclo que não pode parar. Boa sorte a todos nós e que venham dias produtivos de trabalho. Nos vemos na próxima semana em mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

