19 de abril de 2026
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Mais uma semana chegou ao fim, felizmente com o clima colaborando aqui na nossa região. Mesmo com as temperaturas elevadas para o outono, as chuvas estão suprindo as necessidades das lavouras e as culturas estão se desenvolvendo bem.
Essa semana foi um pouco mais curta, pois iniciamos viagem no último domingo, retornando na quarta-feira. Fomos até o Paraná para visitar uma empresa que fabrica substrato. É sempre importante ampliar o nosso conhecimento e conferir como são feitos os insumos que utilizamos por aqui.

Chegando em casa, ficamos felizes ao ver que a nossa aveia está nascendo bem. Para esta safra, incorporamos a adubação verde de verão e vamos fazer palhada com a adubação verde de inverno. Esse manejo é essencial para proteger o solo, principalmente porque a previsão é de que teremos um ano chuvoso por causa do El Niño.
Com as lavouras em dia, focamos os trabalhos de quinta e sexta-feira na semeadura da primeira remessa de tabaco. Sempre fazemos a semeadura dividida em três etapas, dando início com a variedade de ciclo longo. Assim, conseguimos administrar bem a colheita na estufa de carga contínua.

Uma novidade que temos aqui na propriedade é a casa de vegetação, que vai facilitar muito o manejo com as mudas. Como pode ser visto na foto, a estufa é ampla, dispensando o uso dos arcos com plástico por cima dos canteiros, além de facilitar a poda, não sendo mais necessário retirar as bandejas do floating.
No decorrer da safra, mostraremos por aqui todo o passo a passo desse novo sistema de produção de mudas. Desejamos boa sorte a todos neste novo ciclo que se inicia. Nos vemos na próxima semana em mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

