03 de maio de 2026
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Mais uma semana chegando ao fim, com temperaturas um pouco mais baixas, destacando o auge do outono e dando as boas-vindas às primeiras geadas do ano na região Centro-Serra do Estado. O início da semana foi mais seco, possibilitando que trabalhássemos na lavoura.
Concluímos o acamamento da nossa adubação verde, que formará uma boa palhada para proteger o solo, tendo em vista que a previsão indica a ocorrência de “El Niño”, com uma safra bastante chuvosa. Quanto mais conseguirmos cuidar do solo, melhor será a nossa produtividade.

Nos canteiros, a primeira remessa de tabaco semeado já germinou e, em poucos dias, o verde tomará conta da estufa de produção de mudas. Nos próximos dias, a segunda remessa também germinará, e faremos a semeadura da terceira e última etapa. O escalonamento do plantio facilita muito a nossa mão de obra, possibilitando a colheita no momento certo.
Como o nosso trabalho estava em dia, viajamos para Ribeirão Preto (SP) para visitar a Agrishow, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina. É muito enriquecedor conhecer novas tecnologias que facilitam o trabalho no campo. O que chamou bastante a nossa atenção foi um motor para tratores movido a etanol.

Essa tecnologia ainda está em desenvolvimento, mas, a partir de 2028, já estará à venda. Será uma alternativa de combustível mais econômica, principalmente para os produtores de cana-de-açúcar, que já têm a matéria-prima do combustível na propriedade. O mundo está evoluindo rápido, quem sabe o que ainda vem por aí, não é mesmo?
Para encerrar a coluna de hoje, estamos na quermesse da nossa comunidade, Imaculada Conceição, no interior de Santa Cruz do Sul. Fazemos parte da diretoria e gostamos de manter viva a nossa tradição. Desejamos um excelente início de semana a todos! Nos vemos na próxima semana em mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

