VALOR DA TERRA: o sustento vem do campo – 120ª Edição

17 de maio de 2026

Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Mais uma semana chegou ao fim, trazendo temperaturas que já anunciam a chegada do inverno. Tivemos pouca umidade nos últimos dias, o que acabou dificultando a continuidade do enfardamento do tabaco. Mesmo assim, seguimos com outras atividades na propriedade.

Iniciamos o repique das mudas do primeiro canteiro semeado, que já estão com cerca de 30 dias. Como aparece na foto, as mudas estão muito bonitas, resultado do manejo cuidadoso e da estrutura que temos aqui. A estufa, sem dúvida, facilitou bastante o trabalho.

Repique das mudas de tabaco. Foto: Giovane Weber

Nos dias mais frios, decidimos colocar plástico nas laterais da estufa para proteger os canteiros da geada. Não é obrigatório, mas preferimos reforçar os cuidados para evitar qualquer prejuízo. Agora, o repique desse primeiro canteiro está concluído, e seguimos acompanhando o desenvolvimento das mudas dos outros dois.

Além disso, começamos os tratos culturais conforme a orientação da empresa. Utilizamos produtos químicos e biológicos em quantidades pequenas, mostrando que o fumicultor trabalha com preocupação constante com a preservação do meio ambiente.

Mobilização em Vale do Sol. Foto: Giovane Weber

Fora das atividades da propriedade, na segunda-feira participamos de uma manifestação pacífica em Vale do Sol, que reuniu agricultores em um tratoraço, seguido de uma audiência na Câmara de Vereadores. O encontro teve como foco assuntos importantes para o setor, especialmente a comercialização do tabaco.

Mobilizações pacíficas são fundamentais para buscarmos equilíbrio no setor e garantirmos a continuidade do nosso trabalho. Esse movimento já inspirou ações semelhantes em outros municípios, e esperamos que traga resultados positivos para todos os envolvidos. Nos vemos na próxima semana em mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

Apoio:

Compartilhe:

Últimas Notícias