24 de maio de 2026
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Mais uma semana chegou ao fim, marcada pelo clima seco após a chuva de 10 milímetros registrada na madrugada da última segunda-feira. Também tivemos bastante frio, com geadas generalizadas em todo o Sul do Brasil, algo bem típico desta época do ano.
Seguimos com o repique das mudas e agora iniciamos o segundo canteiro. Em breve, faremos o mesmo no terceiro, completando o nosso ciclo de escalonamento da safra. Como sempre comentamos, o plantio em etapas tem trazido ótimos resultados aqui na propriedade, reduzindo consideravelmente os custos com mão de obra.

Também continuamos trabalhando no enfardamento do tabaco. Estamos um pouco atrasados em relação à safra passada por conta do clima seco, que dificulta o manuseio das folhas. Com essa baixa umidade, elas ficam muito quebradiças. Ainda assim, se tudo correr bem, devemos concluir mais esse serviço até o fim do mês.
As lavouras seguem em dia, agora com o desenvolvimento da adubação verde de inverno, fundamental para a formação de palhada e a proteção do solo. Com tudo organizado na propriedade, tivemos ainda a oportunidade de participar da Marcha dos Prefeitos, iniciativa da Amprotabaco, em Brasília, DF.

O evento reuniu produtores de tabaco, prefeitos, representantes do governo federal e entidades ligadas ao setor, com o objetivo de reforçar, mais uma vez, a importância da nossa cultura para o desenvolvimento dos três estados do Sul.
Ficamos felizes em poder representar os produtores, porque sabemos que trabalhar na roça não é fácil e que o nosso esforço merece reconhecimento. Torcemos para que cada família que tira do tabaco o seu sustento possa viver sempre com dignidade. Nos vemos na próxima semana em mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

