VALOR DA TERRA: o sustento vem do campo – 121ª Edição

24 de maio de 2026

Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Mais uma semana chegou ao fim, marcada pelo clima seco após a chuva de 10 milímetros registrada na madrugada da última segunda-feira. Também tivemos bastante frio, com geadas generalizadas em todo o Sul do Brasil, algo bem típico desta época do ano.

Seguimos com o repique das mudas e agora iniciamos o segundo canteiro. Em breve, faremos o mesmo no terceiro, completando o nosso ciclo de escalonamento da safra. Como sempre comentamos, o plantio em etapas tem trazido ótimos resultados aqui na propriedade, reduzindo consideravelmente os custos com mão de obra.

Adubação verde de inverno. Foto: Alan Toigo

Também continuamos trabalhando no enfardamento do tabaco. Estamos um pouco atrasados em relação à safra passada por conta do clima seco, que dificulta o manuseio das folhas. Com essa baixa umidade, elas ficam muito quebradiças. Ainda assim, se tudo correr bem, devemos concluir mais esse serviço até o fim do mês.

As lavouras seguem em dia, agora com o desenvolvimento da adubação verde de inverno, fundamental para a formação de palhada e a proteção do solo. Com tudo organizado na propriedade, tivemos ainda a oportunidade de participar da Marcha dos Prefeitos, iniciativa da Amprotabaco, em Brasília, DF.

Marcha dos Prefeitos, em Brasília, DF. Foto: Giovane Weber

O evento reuniu produtores de tabaco, prefeitos, representantes do governo federal e entidades ligadas ao setor, com o objetivo de reforçar, mais uma vez, a importância da nossa cultura para o desenvolvimento dos três estados do Sul.

Ficamos felizes em poder representar os produtores, porque sabemos que trabalhar na roça não é fácil e que o nosso esforço merece reconhecimento. Torcemos para que cada família que tira do tabaco o seu sustento possa viver sempre com dignidade. Nos vemos na próxima semana em mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

Apoio:

Compartilhe:

Últimas Notícias