07 de junho de 2026
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Mais uma semana chegou ao fim, com clima seco e manhãs tomadas pela neblina. As temperaturas foram amenas, o que favoreceu o desenvolvimento das nossas mudas, embora, nesta época do ano, os dias sejam mais curtos.
Mesmo sem chuva, a umidade esteve ideal para a classificação e o enfardamento do tabaco, trabalho que finalizamos aqui na propriedade. Na próxima semana, faremos a comercialização do restante da nossa produção, já que algumas empresas anunciaram as datas de encerramento da compra da safra.

Também realizamos a segunda poda das mudas no primeiro canteiro semeado, tudo dentro do cronograma. Se as condições permanecerem favoráveis, entre o final de junho e o início de julho iniciaremos o plantio da primeira remessa de tabaco, de forma escalonada, como sempre mencionamos.
No último fim de semana, estivemos em viagem pelos municípios de Rio do Campo, em Santa Catarina, e Rio Azul, no Paraná, onde participamos de dois importantes eventos: o 4º Entrevero da Matirde e a tradicional Festa da Igreja São João Batista, que reuniu milhares de fumicultores. É sempre muito gratificante interagir com os agricultores e perceber a importância da fumicultura para tantas famílias e comunidades.

Falando nisso, durante essa festa é realizado um leilão que conta com diversos itens, entre eles um fardo de tabaco. Nesta edição, o produto alcançou o valor impressionante de R$ 13 mil. Os recursos arrecadados são destinados à manutenção da comunidade, contribuindo para preservar a tradição e a cultura local.
Desejamos a todos os produtores um excelente encerramento da comercialização e também um ótimo início de safra. Que cada família possa conquistar seu sustento de forma digna por meio dessas folhas que tanto representam o trabalho e a dedicação do homem e da mulher do campo. Nos vemos na próxima semana em mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

