14 de junho de 2026
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Chegamos ao final de mais uma semana de manhãs frias e tardes com temperaturas agradáveis, apesar da muita neblina e do pouco sol. No amanhecer de sexta-feira, tivemos chuva, um clima típico de início de inverno aqui na nossa região.
Como terminamos o enfardamento do tabaco, já estamos nos preparando para o início do plantio da próxima safra. As mudas estão se desenvolvendo muito bem e também iniciamos a dessecação da adubação verde de inverno, que servirá para a cobertura do solo, tendo em vista que este será um ano muito chuvoso.

Em breve, iniciaremos a aplicação do herbicida pré-emergente, que exige um período de carência antes do plantio do tabaco. E assim seguem os trabalhos na agricultura: uma tarefa depois da outra, tudo muito bem organizado e planejado para garantir fartura na colheita.
Agora também é época de organizar o pátio e o galpão, limpar e revisar as ferramentas e fazer a poda das árvores. Além disso, vamos construir um telhado para proteger a estufa PP, que até então estava a céu aberto. Como temos a madeira na propriedade, nós mesmos vamos realizar essa obra, gerando uma boa economia.

Na próxima semana, vamos reservar um tempo para participar da Hortitec, feira voltada à produção de flores, frutas, legumes e verduras, realizada em Holambra (SP). É sempre muito interessante conhecer outras realidades e as novas tecnologias que surgem para a agricultura familiar, pois sempre há algo que podemos agregar ao nosso trabalho aqui na propriedade.
Vamos vencendo um desafio por dia, sem esquecer de viver a vida e estar ao lado das pessoas que amamos. Boa sorte a todos neste novo início de safra! Nos vemos na próxima semana em mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

