05 de maio de 2024
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Iniciamos o mês de maio com grande volume de chuvas no Rio Grande do Sul. Não bastasse o início da primavera do ano passado também ter sido chuvoso, este ano o temporal veio com ainda mais força. Agora, o que nos resta é aguardar a tormenta passar, ficar em lugares seguros e junto com a família.
No sábado, dia 27 de abril, tivemos um primeiro temporal com muita chuva, vento e granizo, deixando muitos estragos. Redes de energia caíram, produtores tiveram danos em suas construções, nos canteiros já semeados com tabaco e muitas lavouras de milho foram ao chão.

Em diversas localidades haverá atraso na formação das mudas de tabaco, pois todo o trabalho terá que ser feito novamente. Ainda, a impossibilidade de fazer a colheita mecanizada do milho, tendo em vista que as plantas foram deitadas pelo vento. São muitos prejuízos: financeiro, para a reparação dos danos, mão de obra perdida e atraso na janela de semeadura do tabaco.
Superado o susto dos temporais, fomos fazer a avaliação das nossas lavouras. Na nossa propriedade, choveram impressionantes 494 milímetros. Já havíamos remontado os camalhões, incorporado a crotalária, o capim sudão e, por último, semeado o centeio, para formação da palhada.
Com o excesso de água, a germinação do centeio foi muito prejudicada, além de paralisar o crescimento, como pode ser visto na foto. O clima é um fator que não podemos controlar, e essas situações com certeza refletirão em prejuízos para essa safra que está se iniciando. O agricultor precisa ser resiliente e ter muita força de vontade, para conseguir continuar trabalhando.

Por fim, temos que agradecer por estarmos bem e em segurança, e rezar para que as famílias que foram atingidas pelos temporais consigam superar esse momento difícil e triste. Nos vemos na semana que vem com mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

