19 de maio de 2024
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Essa semana foi de muito trabalho, mas não somente na lavoura. Depois de muitos dias com chuva, tivemos um tempo mais seco, que nos permitiu fazer o manejo fitossanitário nos canteiros, e o início do repique das mudas. Ainda, nos permitiu continuar o trabalho solidário com as famílias atingidas pelas enchentes. Fomos até o município de Sinimbu, que é amplamente agrícola, e foi muito atingido pelas águas.
Existem inúmeras ações, promovidas por diversas pessoas, com o foco na arrecadação de doações. Nós não ficamos de fora, estamos mobilizados através das redes sociais, da ajuda de pessoas da nossa comunidade e empresas da região, auxiliando muitas famílias que estão passando por esse momento difícil. Na foto abaixo, os agricultores da localidade de Rio Grande, interior de Sinimbu. Eles estão isolados, pois as águas levaram as pontes e também a rede de energia elétrica. A única forma possível de entregar os mantimentos foi fazer de barco a travessia do rio.

Nessas horas, vemos o tamanho da generosidade humana, muitas pessoas trabalhando para recuperar o que foi perdido. É um cenário triste, mas a capacidade de se colocar no lugar do outro aquece o coração. Com certeza, essa crise ambiental ficará marcada na história do Rio Grande do Sul, pois os prejuízos imediatos irão refletir em muitos outros prejuízos no futuro. As lavouras foram duramente atingidas, prejudicando a produção dessa safra e também das seguintes.
A prioridade, agora, é reestabelecer os acessos, pois assim as atividades podem, aos poucos, voltar ao normal. A ajuda das autoridades é imprescindível, com o fornecimento de máquinas, equipamentos e mão de obra. Na foto, o exército, que se deslocou de várias regiões do país, auxiliando com a construção de passarelas para a travessia em pontos bloqueados.

Essas passarelas são monitoradas pelo exército, 24 horas por dia, garantindo segurança aos cidadãos. O povo gaúcho é forte e resiliente, e com certeza vai conseguir superar essa tragédia. Nos vemos na semana que vem com mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

