02 de junho de 2024
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Finalizamos o mês de maio e a chuva ultrapassou mil milímetros. A previsão do tempo mostra o mês de junho mais seco, tornando-se a esperança dos agricultores. Nos canteiros, o trabalho está em dia: mudas repicadas e tratamentos feitos. Agora é só aguardar pelo sol e em breve faremos a primeira poda.
O inverno chegou e na nossa região temos bastante incidência de geadas e do vento minuano. É bem comum vermos, nas propriedades produtoras de tabaco, uma vasta diversificação de culturas. O fumicultor também cultiva hortaliças, frutas, e agora é o momento de guardar as ramas de mandioca, protegendo-as do frio para que não ocorra a queima.

Em meados de setembro, será feito o novo plantio da mandioca na lavoura. Isso nos garantirá alimento para o ano, bem como um complemento na alimentação dos animais que, por sua vez, nos fornecerão leite, carne e ovos. Assim acontece a vida no interior, produzimos muitos alimentos, e o melhor, de maneira saudável.
Na foto abaixo, podemos verificar que o mês passado foi muito prejudicial para quem trabalha com a produção de frutas. Com o excesso de umidade, e também a incidência de granizo no final de abril, as nossas laranjeiras tiveram cerca de 50% de perdas. Isso é muito preocupante tanto para o agricultor, que terá grandes prejuízos, quanto para quem mora na cidade, pois certamente haverá o aumento dos preços no mercado.

A agricultura tem momentos alegres, e outros nem tanto. Quem escolheu essa profissão sabe que para completar uma safra cheia, são necessários inúmeros fatores colaborando: mão de obra, conhecimento, clima, insumos de qualidade, demanda e preço. Não é fácil, mas com certeza é gratificante. Nosso desejo é de que todos tenham fartura na colheita e que venham dias produtivos de trabalho. Nos vemos na semana que vem com mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

