28 de julho de 2024
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Finalizamos uma semana muito produtiva aqui na propriedade. Com o clima colaborando e dias mais secos, conseguimos terminar o preparo das terras para o plantio do tabaco, além de preparar a lavoura para o plantio de outras culturas, como milho, feijão, batata-doce e mandioca.
É muito legal trabalhar na agricultura, porque temos a oportunidade de cultivar o nosso próprio alimento. Aqui em casa sempre temos verduras frescas, carne de frango, de porco e de gado, leite, ovos e uma grande variedade de frutas. É claro que tudo isso tem custo também, mas é muito menor do que se tivéssemos que comprar no mercado.

Falando em cultivar a terra, comemoramos no dia 25 de julho, o Dia do Colono e do Motorista. Os colonos que, no passado, povoaram a nossa região e deram início ao desenvolvimento, e os motoristas que executam com perfeição toda a logística do nosso país.
Participamos do desfile em comemoração a esta data, que aconteceu na Linha João Alves, em Santa Cruz do Sul. Muitas pessoas estavam presentes, com juntas de mulas, tratores e caminhões, mostrando todo o orgulho de representar a essa classe. Parabéns a essas duas profissões tão essenciais ao nosso dia a dia.
Na foto, os meus pais: Aloísio e Rosa Weber. Por toda a vida trabalharam com a cultura do tabaco, tirando dessas folhas o nosso sustento. Hoje estão aposentados, mas ainda cuidam dos animais da propriedade e plantam os alimentos para o consumo.

Também conseguimos dar início ao plantio do tabaco, sendo três semanas mais tarde do que no ano passado. Apesar de tudo o que aconteceu no nosso Estado, com as tragédias da enchente e o excesso de chuvas, temos a esperança de que será uma boa safra. Nos vemos na semana que vem com mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

