11 de agosto de 2024
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Os últimos dias foram de instabilidade no clima da nossa região. Saímos de um calor de 32ºC para a volta das chuvas, o que impossibilitou a continuidade do trabalho na lavoura. Aqui em casa não tivemos muito acúmulo de chuvas, mas no Sul do Estado alguns municípios registraram mais de 100 milímetros, com temporais e granizo.
Como estamos em plena época de plantio, fomos visitar produtores de mudas: o Breno e a Alice Bugs, em Chuvisca. Por muitos anos eles cultivaram tabaco, mas atualmente se dedicam exclusivamente na produção de mudas para venda em toda a região. Iniciaram essa atividade como uma experiência e viram uma excelente oportunidade de negócios. Para esta safra, vão produzir 1,7 milhão de mudas.

Como já é costumeiro aqui na nossa coluna, podemos mais uma vez perceber que a fumicultura é essencial para dezenas de milhares de famílias no Sul do Brasil. Trouxemos uma foto retirada do Grupo Produtor de Tabaco RS SC PR, o qual administramos no Facebook. Essa imagem representa a essência da produção de tabaco, com a preocupação na preservação do solo e do meio ambiente.

Nessas mesmas áreas, após a colheita do fumo, os produtores cultivam milho, feijão, batata e outras culturas para o consumo da casa. O excedente muitas vezes é vendido, gerando um complemento da renda. Esse é o ciclo da agricultura familiar, que é tradicional na nossa região.
Os nossos planos para a próxima semana ficam em torno da continuidade do plantio. Até agora, plantamos um terço da nossa safra, sempre visando ao escalonamento da colheita para não ter perdas no momento da cura. Além disso, optamos pela escolha de variedades de ciclo curto e longo, facilitando essa administração das lavouras.
Por fim, desejamos um feliz e abençoado Dia dos Pais, cheio de saúde, paz e felicidade. Nos vemos na semana que vem com mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

