01 de setembro de 2024
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? A última semana do mês de agosto foi de muito frio no Sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina e no Paraná. O clima seco também favoreceu a formação de geadas, que danificaram muitas lavouras com o tabaco já plantado.
Aqui em casa, aproveitamos esses dias mais secos para continuar na reta final do plantio, além de aplicar a primeira dosagem de salitre no nosso tabaco mais velho. Agora, esperamos a chuva prevista para o final de semana, que é fundamental. Nesta fase da lavoura, o ideal é termos chuvas semanais, para garantir um bom desenvolvimento das plantas.

Hoje, domingo, é o último dia da 47ª Expointer, a maior feira agropecuária da América Latina. Nós estivemos presentes, participando do fórum “Tabaco: desafios e oportunidades no Brasil”. Neste evento, estávamos representando os produtores rurais ao lado dos Deputados, dos Presidentes da Afubra, Abifumo, Sinditabaco, entre outros.
O objetivo foi intensificar a defesa da nossa cultura, ressaltar a geração de renda digna e de bilhões de reais em impostos, que podem ser revertidos em políticas públicas para o benefício da sociedade. Ainda, foi ressaltada a importância de haver a regulamentação dos DEFs (dispositivos eletrônicos de fumar), pois com a sua comercialização da forma correta, serão gerados ainda mais impostos.

Também visitamos o pavilhão da agricultura familiar, onde falamos com o produtor Éricles Raymundo e sua mãe, Angela. Eles residem na localidade da Malhada, interior do município de Passo do Sobrado, numa propriedade de 35 hectares. Sempre cultivaram tabaco, mas, desde 2021, passaram a trabalhar somente com a produção de molhos e doces, gado de corte e arrendamento de terras para a produção de soja.
Esse é mais um exemplo da importância do tabaco, que foi a cultura que deu o suporte financeiro para o início da agroindústria da família. A nossa cultura é sinônimo de trabalho digno e rentabilidade. Nos vemos na semana que vem com mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

