08 de setembro de 2024
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Mais uma semana chegou ao fim, e como sempre, os agricultores estão de olho no clima. Aqui no Rio Grande do Sul, apesar de todo o período chuvoso que passamos, já estava na hora de termos uma chuva para o tabaco já plantado.
Como sempre, estávamos atentos à previsão do tempo, e conseguimos adiantar o replante e também a aplicação do salitre. Felizmente, na última quarta-feira, registramos 45 milímetros aqui na nossa propriedade, o que nos deixa animados com o desenvolvimento das lavouras.

Em Santa Catarina e no Paraná, a seca já dura várias semanas e isso está prejudicando muito a safra. Muitos produtores estão irrigando manualmente os pés de tabaco, para não perder as mudas e todo o trabalho realizado até aqui. Se a chuva não vier logo para essas regiões, haverá muitos prejuízos.
Na foto, Rafael Reis, agricultor do município de Imbituva, no Paraná. Ele relata que tiveram fortes geadas nas últimas semanas, o que impossibilitou o plantio. Agora, o clima seco preocupa, pois as mudas já estão na quarta poda e não tem previsão de chuvas para os próximos dias.

Eles optaram por esperar a próxima semana, pois a previsão mostra o clima mais favorável na metade de setembro. E assim segue a rotina de quem trabalha na roça, tendo o agricultor que lidar com os preços dos insumos, custos de produção, investimentos em máquinas agrícolas, equipamentos, e ainda torcer para o clima colaborar.
Não é qualquer um que aguenta ser agricultor! Desejamos fartura na colheita, reconhecimento da nossa profissão e que dias melhores venham a todos nós. Nos vemos na semana que vem com mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

