15 de setembro de 2024
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Nesses últimos dias finalizamos mais uma etapa de muito trabalho aqui em casa, assim como foi em inúmeras propriedades da nossa região. Agora é a época do plantio de várias culturas, como milho, soja, feijão, legumes e verduras. Então, os agricultores “se viram nos trinta” para dar conta de todas as atividades.
Também estamos atentos, como sempre, ao clima. Grande parte do Brasil enfrenta um período longo sem chuvas, e a mídia tem dado bastante destaque para as queimadas que estão acontecendo. Inclusive, tivemos um dia totalmente atípico, no qual o azul do céu foi apagado por uma nebulosidade cinza, originada dessas queimadas no centro do país.

As temperaturas aqui ultrapassaram os 30 graus, com sensação de abafamento. No entanto, ficamos aliviados com a chuva da quinta-feira, que foi na medida certa. Na sexta-feira, a chuva foi um pouco mais forte, chegando também em Santa Catarina e no Paraná. Apesar da nossa região estar com o desenvolvimento do tabaco atrasado em relação à safra passada, agora ele está se desenvolvendo muito bem, como pode ser visto na foto.
Nessa semana também aconteceu a 4ª Semana Acadêmica da Agronomia, na UNISC, em Santa Cruz do Sul. Fomos convidados a dar uma palestra sobre a importância da fumicultura na agricultura familiar. Falamos sobre a sucessão familiar, sobre o gerenciamento da propriedade rural e como a cultura do tabaco nos proporciona uma vida digna.

Muitos acadêmicos já nos conheciam por meio das redes sociais, fizeram perguntas e tiraram fotos conosco. Esse reconhecimento é importante para o nosso trabalho, e ter a oportunidade de conversar com futuros agrônomos sobre como é ser agricultor foi muito positivo.
Torcemos para que todos tenham uma safra cheia e que todo o trabalho que fazemos nos traga o resultado que esperamos, pois a agricultura é o braço forte desta terra. Nos vemos na semana que vem com mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

