20 de outubro de 2024
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Iniciamos a semana com o clima seco e ensolarado, mas segunda-feira à noite a chuva retornou. Na manhã de terça-feira registramos 15 milímetros que, juntamente, com temperaturas mais amenas, foi muito positivo para o desenvolvimento do tabaco.
Como aqui em casa fizemos o escalonamento do plantio, visando uma boa administração na hora da colheita, temos tabaco em diferentes estágios de crescimento. Felizmente, com a umidade desta semana, conseguimos fazer a aplicação da segunda dose do salitre em uma das lavouras.
Outra tarefa que estamos iniciando, na primeira lavoura que plantamos, é o desponte. Na foto, é possível ver a “quebra da flor”, que é fundamental para que a planta deposite toda a sua energia nas folhas, garantindo muito mais peso e qualidade. Também devemos ter muita atenção na aplicação do antibrotante, seguindo sempre a orientação da empresa e usando os EPIs.

De agora em diante, os agricultores terão bastante trabalho. Por isso, é muito importante o gerenciamento da propriedade. Plantar uma quantidade de tabaco que a família possa dar conta de cuidar bem, escalonar o plantio, não sobrecarregar as estufas de cura, são alguns cuidados que temos aqui em casa. Isso com certeza faz a diferença, pois reduzimos os custos de produção e o serviço fica muito mais prático.

Amanhã, segunda-feira, temos previsto o início da colheita. Depois de meses de planejamento e esforço, chegou a hora mais esperada: tirar as folhas da roça, fazer uma boa cura, garantir uma excelente qualidade e ter uma venda justa. Esse é o sonho de todo fumicultor, não é mesmo?
Sabemos que muitas propriedades estão sofrendo com o clima, pois em algumas localidades falta chuva, em outras chove demais, e ainda temos regiões com a incidência de granizo. Infelizmente, é assim que funciona a lida na agricultura. Mas, sempre temos que ter fé, pois a agricultura é o braço forte desta terra. Nos vemos na semana que vem com mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

