16 de fevereiro de 2025
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Essa semana foi especial, pois realizamos a 10ª edição da expedição “Os Caminhos do Tabaco”, juntamente com o Grupo Gazeta de Comunicações. Visitamos oito propriedades rurais, no Sul do Brasil, para reafirmar o que já sabemos: a importância da fumicultura na agricultura familiar.
Nestes dias, pudemos acompanhar diversos exemplos de união, força e persistência dos agricultores. No município de Vitor Meireles, em Santa Catarina, o casal Jairo e Luana Boing, que produz tabaco, há alguns anos iniciou um trabalho de diversificação com a produção de uva.

A renda do tabaco tornou possível o sonho de implantar um pomar de 2,4 hectares de uva, além de investir em um restaurante na propriedade, onde recebem visitantes e exploram o agroturismo. Na foto, é possível ver o entusiasmo do jovem casal, que exerce com orgulho essa profissão.
Já no Rio Grande do Sul, visitamos o município de São Francisco de Assis, onde encontramos a família Ramos. Lá, eles trabalham com o tabaco Burley, enfrentando uma estiagem que prejudicou muito a produção. Devido à falta de chuva, o tabaco não se desenvolveu, ficando atrasado na lavoura.

Na foto, é possível ver a resistência que o tabaco tem, em relação às outras culturas. Apesar de não ter uma boa qualidade, o produtor ainda conseguirá colher e honrar as suas contas. Certamente não teria o mesmo resultado se tivesse plantado milho, soja ou feijão.
Depois de uma semana muito produtiva, conseguimos reforçar a importância da cultura do tabaco para milhares de famílias no Sul do Brasil. Que todos possam superar os seus desafios e ter uma renda digna. Nos vemos na semana que vem com mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

