23 de março de 2025
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Encerramos mais uma semana, completando 15 dias sem chuvas. Essa falta de umidade acaba deixando o clima mais quente, atrapalhando um pouco o desenvolvimento das culturas na lavoura. Mas, no último dia 20, iniciou o outono e aguardamos ansiosos por dias mais frescos.
Já estamos nos preparando para visitar a Expoagro Afubra, que acontece na semana que vem. Esta é a maior feira da agricultura familiar do Brasil, muito importante para conhecermos tecnologias e manejos para as pequenas propriedades. Quem tiver a oportunidade de visitar, com certeza, terá um grande aprendizado.

Agora, estamos focados no trabalho de separação das classes e retirada das impurezas. Na quarta-feira, 19, fizemos a comercialização de 87 fardos, sendo que a classificação foi feita no galpão. Sabemos que será uma safra diferente das anteriores, pois tanto as empresas, quanto os agricultores, estão se adaptando com a compra em casa.
Por aqui, conseguimos dispor os fardos de modo que fique fácil a avaliação por parte dos classificadores. Um ambiente amplo e bem iluminado faz toda a diferença. Mas, sabemos que muitos produtores não dispõe de uma estrutura assim, o que exige um esforço a mais. O que percebemos nessa primeira etapa é que o capricho, certamente, fará a diferença na venda.

Também participamos da assembleia do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tupandi, a convite da presidente Solange Neukampf. Conversamos com os agricultores, e mesmo sendo outra região, eles enfrentam os mesmos desafios do fumicultor: falta de mão de obra e diminuição da sucessão rural.
É muito bom trocar experiências com os agricultores, ainda mais quando o dialeto local é o alemão. Nos sentimos em casa e torcemos para que todos tenham sucesso na sua produção. Nos vemos na semana que vem com mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

