30 de março de 2025
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Chegamos ao final de mais uma semana, deixando para trás o mês de março. Novamente tivemos dias bastante quentes e a chuva da última segunda-feira só conseguiu apagar um pouco a poeira. Mas, os trabalhos continuam e com esse calor, nos refugiamos trabalhando no galpão.
Havíamos semeado crotalária, capim sudão e milheto, mas como já faz três semanas que estamos sem chuvas, a adubação verde não se desenvolveu. A esperança é que o outono traga dias mais úmidos, para fazermos mais uma tentativa de semeadura, desta vez com aveia.

Nos últimos anos trabalhamos bastante na formação de palhada nas lavouras. Notamos uma diferença muito significativa no aumento de produtividade e na qualidade do nosso tabaco, mostrando que o cuidado com o solo faz toda a diferença. Não consideramos a adubação verde uma despesa, mas sim um investimento.
Também tivemos a 23ª edição da Expoagro Afubra, nos dias 25 a 28, que é a maior feira do Brasil focada na agricultura familiar. Quem conseguiu participar, certamente obteve muito conhecimento, podendo observar de perto as novas tecnologias desenvolvidas para o setor.

Nos encontramos com os agricultores, que nos reconhecem pelo nosso trabalho nas redes sociais e isso é muito gratificante. Tiramos muitas fotos, conversamos sobre a produção de tabaco, sobre a comercialização e a preparação para a próxima safra. Ficamos muito felizes por esse reconhecimento.
Desejamos a todos os agricultores uma excelente comercialização do seu tabaco, que o clima colabore nos próximos meses e todos consigam o seu sustento digno na agricultura. Nos vemos na semana que vem com mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

