13 de abril de 2025
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Mais uma semana chegou ao fim, com o retorno das chuvas, acumulando cerca de 100 milímetros aqui na nossa propriedade. Isso foi muito bom, pois fizemos mais uma tentativa de semeadura de adubação verde, que agora tem a chance de germinar e ter um bom desenvolvimento.
O trabalho nas lavouras está em dia, e agora iniciamos também o preparo dos canteiros para a próxima safra. É muito importante que os produtores utilizem água de boa qualidade no floating, para evitar doenças nas mudas e garantir que elas cresçam saudáveis. O retorno das chuvas foi importante para reestabelecer os níveis das águas, que já estavam baixos.

Faremos, nos próximos dias, a semeadura do tabaco de ciclo longo, com sementes certificadas, o que é imprescindível. Essa primeira etapa será transplantada no início de julho. Já o tabaco de ciclo precoce, faremos a semeadura no início de maio, para transplante no início de agosto.
Escalonar o plantio é fundamental, pois conseguimos fracionar a colheita e realizar todo o trabalho apenas com a mão de obra familiar, além de finalizar antes do calor de janeiro. É claro que contar com tecnologias, como a estufa de carga contínua e a máquina auxiliadora de colheita, facilita muito o trabalho.

Também continuamos fazendo a separação das classes, retirada das impurezas e enfardamento. A comercialização está seguindo em todo o Sul do Brasil e nós já comercializamos a metade do nosso tabaco. A intenção é finalizarmos a venda até a metade de maio.
Desejamos que todos tenham uma boa valorização do seu tabaco, sempre ressaltando a importância da qualidade. Que os próximos dias sejam produtivos, e que possamos renovar a nossa fé na Páscoa que se aproxima. Nos vemos na semana que vem com mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

