04 de maio de 2025
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Iniciamos o mês de maio, com chuvas abaixo da média aqui na nossa região, além de temperaturas acima do normal para esta época. Apesar disso, estamos com os trabalhos em dia, tendo feito a semeadura de três canteiros e quase finalizado a comercialização do tabaco.
Nos próximos dias, pretendemos iniciar o repique, para garantir a quantidade de mudas suficiente para o plantio, e também uma melhor uniformidade no crescimento. Utilizamos variedades com ciclo longo, para transplante mais cedo, e cliclo curto, para transplante mais tardio, possibilitando o escalonamento da colheita.

Além do trabalho na propriedade, estivemos presentes na Agrishow, em Ribeirão Preto, SP. Uma das maiores feiras agrícolas da América Latina, onde pudemos conferir inúmeros equipamentos tecnológicos para as pequenas, médias e grandes propriedades, que geram muitas riquezas para o nosso país.
Se aqui o tabaco é responsável por movimentar a maior parte da economia, lá, a cana-de-açúcar e a produção de frutas fazem esse papel. É gratificante vivenciar o potencial agrícola que o Brasil possui, gerando empregos, renda e dignidade a milhares de famílias.

Também conversamos com o nosso amigo, Márcio Mikoski, do município de Rio Azul, no Paraná. Ele compartilhou conosco o trabalho que realizou nos últimos dias, na incorporação da crotalária ao solo. A adubação verde, com certeza, auxilia muito no desenvolvimento e na qualidade do tabaco, sendo um investimento indispensável para quem quer ter boa produção.
É muito positivo ver o agricultor cuidando do solo, pois esse é o nosso maior patrimônio na agricultura. Desejamos que maio traga-nos o retorno das chuvas e proporcione dias produtivos de trabalho. Nos vemos na semana que vem com mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

