01 de junho de 2025
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? O mês de maio ficou para trás, e junto com o mês de junho chegou também o frio. Temperaturas mais baixas são fundamentais para a agricultura, eliminando pragas e doenças, mas, precisamos ficar atentos com as geadas, que podem danificar as nossas plantações.
Além do frio, tivemos dias chuvosos, deixando muitas localidades no Rio Grande do Sul novamente em alerta. Há um ano, presenciamos uma enchente histórica e muitos gaúchos temem que o mesmo cenário se repita. Temos fé de que isso não aconteça e que todos possam seguir com as suas atividades.

Aqui na propriedade, seguimos com o manejo das mudas de tabaco. Como escalonamos o plantio, temos mudas em três estágios de desenvolvimento, sendo que em um deles já realizamos a segunda poda. Com o clima frio, é importante não cortar demais as folhas, pois isso prejudicaria o desenvolvimento das plantas.
Na última quarta-feira, 28, estivemos no município de Feliz, a convite do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, para uma conversa com os agricultores da região. Lá, o foco é a produção de frutas e de aves, mas, conversamos sobre os investimentos em tecnologia e a sucessão rural, temas importantes para as pequenas e médias propriedades, que usam a mão de obra da agricultura familiar.

Seja na produção de tabaco, frutas, aves, leite ou grãos, os desafios que o agricultor enfrenta são muito parecidos. Dificuldades com o clima, muitos investimentos, apreensão na hora da comercialização, dentre outros. No entanto, quando tudo se encaixa e conseguimos fartura na colheita, é muito gratificante.
Seguimos firmes no trabalho, sempre esperando dias melhores. Que as chuvas passem sem causar estragos e que o frio chegue trazendo aconchego para todos nós. Nos vemos na semana que vem com mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

