31 de agosto de 2025
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Iniciamos a semana com o clima mais seco e as manhãs frias, diferente do último final de semana, onde tivemos chuva e um início de granizo. Felizmente, não houve danos maiores nas nossas lavouras, pois o tabaco ainda está pequeno.
Falando em clima, este inverno foi bastante rigoroso na nossa região. Isso é muito positivo para culturas como maçã, ameixa, uva, além de controlar muitas pragas na lavoura. Mas, no caso do aipim, o frio excessivo prejudicou as ramas e quem não se preveniu, ficou sem para a próxima safra.

Por aqui, ainda estamos dedicados na capina, para manter a lavoura limpa. Esse trabalho se estenderá por mais algumas semanas, até o tabaco crescer e tomar conta da lavoura. Apesar da nossa cultura ser muito discriminada, o seu manejo é muito sustentável.
Também concluímos a aplicação de um produto biológico, para o controle dos nematoides. Através do diagnóstico de solo que fizemos, e analisando as plantas da nossa última safra, vimos que esse problema pode afetar diretamente a produtividade. Então, aos poucos, vamos corrigindo a lavoura e garantindo mais qualidade.

Além do tabaco, temos a horta, produzimos carne, leite e ovos para o nosso consumo. Estamos reformando o espaço das galinhas, construindo um novo galinheiro. O agricultor é um pouco de tudo: carpinteiro, pedreiro, jardineiro e até eletricista, reduzindo muito o custo da mão de obra.
A vida no interior é assim, longe do agito da cidade, mas repleta de compromissos e responsabilidades. Que todos nós, que cultivamos a terra, possamos seguir firmes nessa jornada. Nos vemos na semana que vem com mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

