07 de setembro de 2025
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Mais uma semana chegou ao fim, desta vez com sol e calor na segunda-feira, havendo a mudança do clima e trazendo chuva para o restante dos dias. O tabaco na lavoura está muito bonito e isso nos deixa felizes, afinal é o que garante o nosso sustento.
Os trabalhos na capina estão em dia e agora precisamos continuar com a aplicação do salitre. Estamos nos programando para fazer isso na semana que vem, após as chuvas, então aproveitamos esse tempo para resolver algumas coisas na cidade.

Há cerca de 10 meses iniciamos uma solicitação, junto à concessionária de energia, para o aumento de carga e alteração de rede monofásica para trifásica, aqui na propriedade. Infelizmente, é um processo bastante burocrático e ainda não tivemos êxito.
A energia fraca é um grande problema que nós produtores enfrentamos, pois não conseguimos usar adequadamente os equipamentos que facilitam o nosso trabalho e o nosso conforto dentro de casa, como é o caso das estufas elétricas, serras circulares, aparelhos de ar condicionado, dentre outros.

Também estivemos no Sul do Estado, visitando o produtor Daniel Niewinski, conferindo a estufa que ele construiu para a produção das mudas, que depois são comercializadas. É uma estrutura grande, feita de madeira, cobertura de fibrocimento e telhas transparentes, com as laterais fechadas por lonas plásticas.
O agricultor sempre inova e reinveste na sua atividade, gerando renda para a sua família e também contribuindo para o desenvolvimento da cidade e do país. Desejamos que todos tenham um excelente feriado de 7 de setembro, e que venham dias produtivos de trabalho. Nos vemos na semana que vem com mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

