14 de setembro de 2025
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Iniciamos a semana com chuva calma, o que foi muito positivo, pois no final de semana passado fizemos a aplicação do salitre. Com a umidade, o salitre consegue incorporar ao solo, sendo muito bem aproveitado pelas plantas.
O gerenciamento da propriedade é fundamental até nas coisas simples, como observar a previsão do tempo, por exemplo. De nada adiantaria fazermos a aplicação dos insumos antes de uma chuva volumosa, pois perderíamos o produto e também a mão de obra.

A nossa previsão para o início da colheita estava estimada para a metade de setembro. No entanto, como pode ser visto na foto, as lavouras estão atrasadas devido ao excesso de chuva e pouca luminosidade. Por sorte, os últimos dias foram ensolarados, favorecendo o crescimento da lavoura.
Falando em gerenciamento, estamos testando inúmeras variedades, para acompanhar como elas de desenvolvem no nosso solo. São doze variedades de tabaco virgínia e três de tabaco burley, distribuídas em três ciclos: curto, médio e longo. Mesmo que na nossa região não se cultive burley, teremos essa experiência para valorizar os fumicultores que nos acompanham nas redes sociais.

Também dedicamos um tempo para visitar propriedades rurais em Santa Catarina e no Paraná, reforçando o nosso compromisso em defender a cultura do tabaco. Mais uma vez pudemos comprovar que as propriedades fumicultoras são ricas na diversificação de culturas, com a produção de grãos, leite, ovos e carne.
Seguimos firmes nessa rotina, sempre esperando dias melhores. Desejamos uma excelente safra a todos e que venham dias produtivos de trabalho. Nos vemos na semana que vem com mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

