12 de outubro de 2025
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Finalizamos mais uma semana, desta vez com dias ensolarados, favorecendo desenvolvimento das lavouras e a realização dos trabalhos. Se tudo ocorrer conforme o planejado, a partir de amanhã iniciaremos a colheita do tabaco.
Nos últimos dias, conseguimos averiguar os estragos do vendaval da semana passada. Como mostra a foto, em alguns pontos da lavoura as plantas deitaram. Por sorte, o tabaco inclinou por cima do camalhão, diferente do que aconteceu na safra passada, em que as plantas deitaram no caminho, dificultando ainda mais a aplicação do antibrotante e a colheita.

Até parece que o agricultor fica reclamando, mas não é isso. O intuito é demonstrar que trabalhar na roça, dependendo da natureza, não é assim tão fácil. Vamos nos recuperar desse desafio e também dos demais, que ainda estão por vir. Somos persistentes e sempre torcemos por dias melhores.
Mas, também existem dias maravilhosos na agricultura. Aqui na propriedade, uma porca deu à luz 14 leitões, dos quais 12 sobreviveram e estão muito saudáveis. Meus pais, Aloísio e Rosa Weber, gostam desta lida e se realizam cuidando dos animais. Em breve, nascerá mais uma ninhada, de outra porca que está prenha.

Também está acontecendo a Oktoberfest, aqui em Santa Cruz do Sul. Uma festa para valorizar a cultura alemã, que colonizou a nossa região. Além, é claro, de ser palco para a realização de inúmeros eventos ligados ao setor do tabaco, como os preparativos para a COP 11, que estará em destaque nos próximos meses.
E assim seguimos firmes, sempre defendendo a fumicultura, que é de extrema importância para a nossa região. Desejamos uma excelente Oktoberfest, e que venham dias produtivos de trabalho. Nos vemos na semana que vem com mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

