02 de novembro de 2025
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Chegamos ao final de mais uma semana, mais uma vez fria aqui na nossa região. Estávamos há dez dias sem chuvas, o que nos preocupou um pouco, mas na última quarta-feira tivemos cerca de cinquenta milímetros de chuva calma.
Esta fase do desenvolvimento do tabaco requer chuvas regulares, pois é o momento do desponte e abertura das ponteiras. Como pode ser visto na foto, a nossa lavoura está muito bonita e se o clima continuar colaborando, teremos uma safra muito boa.

Os trabalhos agora giram em torno da colheita, de forma escalonada, com quarenta grampos por dia. É importante mencionar o uso dos EPIs de colheita, principalmente quando houver umidade. Isso evitará a doença da folha verde, que causa enjoo e mal estar por causa da absorção de nicotina através da pele.
Além do tabaco, nos dedicamos ao cultivo de aipim. A nossa lavoura está brotando, sinal de fartura na mesa. Utilizamos o aipim para o nosso consumo, para o consumo dos animais e para venda, sendo uma boa alternativa de diversificação de culturas.

Falando nisso, o milho e a batata também estão se desenvolvendo bem, enriquecendo ainda mais o mix de culturas que temos aqui. E essa é a rotina do agricultor, com bastante trabalho, mas muito gratificante em poder cultivar a terra e produzir alimentos.
Temos ainda que mencionar os dias 28 de outubro, Dia do Produtor de Tabaco e 02 de novembro, Finados. Fica aqui o nosso parabéns a todos os fumicultores e também os nossos sentimentos a todos que já partiram, mas deixaram o seu legado. Nos vemos na semana que vem com mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

