30 de novembro de 2025
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Finalizamos mais uma semana, com o clima seco e temperaturas elevadas, anunciando a chegada do auge do verão. A falta de chuva começa a nos preocupar, não só para as lavouras de tabaco, mas também culturas como milho, feijão, mandioca e batata-doce.
Se por aqui falta chuva, em outras regiões, especialmente em Santa Catarina e no Paraná, inúmeros agricultores sofreram com a incidência de granizo nas lavouras. Segundo dados da Afubra, há um aumento considerável de lavouras atingidas, se comparado ao mesmo período da safra passada.

Ao mesmo tempo em que estamos iniciando a terceira apanha no tabaco, também estamos fazendo a colheita da cebola, que plantamos para o nosso consumo. Como mostra a foto, costumamos armazená-las em tranças, no galpão, garantindo que elas se conservem por vários meses.
Oura coisa que chama a atenção é a floração da uva-do-japão. As abelhas gostam muito dessa planta, e nos beneficiamos depois com a colheita do mel. Em algumas regiões ela é considerada uma planta invasora, mas nós a cultivamos também para o corte da lenha, que alimenta a fornalha para a cura do tabaco e o fogão no inverno.

Voltando a falar de tabaco, estamos satisfeitos com a qualidade das folhas curadas. Toda a dedicação que tivemos no decorrer da safra está refletindo no resultado final, e com certeza nos garantirá uma boa venda. Em breve, começaremos a fazer a classificação e o enfardamento.
Seguimos à espera da chuva e apreensivos com os temporais. Essa é a vida do agricultor, que tem uma empresa a céu aberto. Que venham dias melhores. Nos vemos na semana que vem com mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

