07 de dezembro de 2025
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Chegamos ao final de mais uma semana, ainda apreensivos com a falta de chuva. Aqui na nossa propriedade já não chove há mais de vinte dias e os reflexos da estiagem já se tornam visíveis nas folhas de tabaco, que começam a amarelar.
A maioria das nossas lavouras é composta por terra vermelha, rica em argila. Esse tipo de solo sofre ainda mais com a falta de umidade, sendo essencial termos chuvas de 20 a 30 milímetros por semana. Só assim o tabaco poderá concluir plenamente o seu desenvolvimento.

Tirando essa preocupação, a cura do tabaco segue com resultados muito positivos, como pode ser visto na foto. Chegamos na marca de 50 dias de colheita e já nos preparamos para fazer a última apanha da lavoura plantada na primeira etapa. Tabaco de qualidade significa uma melhor remuneração, essencial para a nossa subsistência.
Se por aqui a aflição da estiagem continua, em Santa Catarina e no Paraná os temporais também se mantém presentes. O granizo já fez muitos estragos, arruinando os sonhos de muitos produtores. Infelizmente, a nossa empresa é a céu aberto e temos esse risco.

Essa época é de muito trabalho, mas tiramos um tempinho para participar do ADET Day, promovido pela JTI. Um evento que reuniu produtores integrados do Sul do Brasil, para mostrar o que há de mais moderno em tecnologias para o nosso setor. Com certeza, quem faz manejo de solo, boa condução da lavoura, colheita e cura, garante melhores resultados.
Seguimos com os trabalhos e de olho no horizonte, esperando que o clima colabore. Todos queremos ter fartura na colheita e garantir o sustento das nossas famílias. Nos vemos na semana que vem com mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

