14 de dezembro de 2025
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Mais uma semana de muito trabalho chegou ao fim. Felizmente, o clima mudou e saímos de temperaturas acima dos 35º, para dias chuvosos a partir de terça-feira. Por aqui, registramos cerca de 100 milímetros de chuva, trazendo alívio para as lavouras.
Os dias quentes do início de dezembro causaram perdas no tabaco, com a queima das folhas. Outras culturas como milho, feijão, batatinha, legumes e verduras também sofreram. Agricultura é isso, sabemos que existe o risco de estiagem ou excesso de umidade.

Municípios do Sul do Rio Grande do Sul não tiveram a mesma sorte da nossa região, pois em poucos dias os volumes ultrapassaram os 300 milímetros. Após semanas de seca, muitas lavouras ficaram inundadas, pontes caíram e até partes das cidades ficaram debaixo d’água. É muito triste ver o seu trabalho e o seu patrimônio serem destruídos.
Mesmo com as adversidades, o trabalho continua. Estamos iniciando a última apanha nas lavouras com o tabaco mais maduro, e já preparados para o manejo de solo com adubação de cobertura para a próxima safra. É essencial termos esse planejamento para melhorar o solo.

Também seguimos na cura das folhas, com uma qualidade excelente. Agora, no final do ano, é muito bom olhar para trás e ver que o trabalho que executamos ao longo de tantos meses está dando resultado. Isso nos garantirá renda, fazendo com que continuemos a investir na propriedade, girando a economia.
Aos agricultores atingidos pelos temporais, desejamos muita força para recomeçar. Que as enchentes terminem, a safra seja boa e todos possam prosperar. Nos vemos na semana que vem com mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Até lá!

