21 de dezembro de 2025
Opa! E aí, pessoal, tudo bem? Chegamos ao final de mais uma semana de muito trabalho. Também levamos mais um susto com a passagem de um temporal, como mostra a foto. Felizmente, por aqui não tivemos estragos, mas em muitos outros municípios houve incidência de granizo, que acabou danificando as lavouras de tabaco.
Apesar disso, o clima está colaborando na nossa região, com chuvas regulares. Essa umidade é essencial, pois estamos nos últimos 30 dias de colheita e o tabaco está próximo de finalizar seu ciclo. Se os dias ficarem muito quentes, a cultura começa a perder qualidade ainda na lavoura.

Já iniciamos também a “rapa” da lavoura da variedade precoce, dando início à fase final da colheita. Como mencionamos nas edições anteriores, é muito importante escalonar o plantio, e agora conseguimos visualizar isso com mais clareza. O tabaco precoce está bem maduro e, em breve, será a vez do tabaco de ciclo longo.
O planejamento das atividades aqui na propriedade não para. Já estamos nos preparando para a semeadura do milho safrinha, além da adubação verde para a próxima safra. O ciclo não pode parar e, se queremos ter qualidade lá na frente, precisamos começar a trabalhar desde já.

Estamos nos aproximando do fim do ano, e na próxima semana já é Natal. É um momento de celebrar em família, refletir sobre tudo o que vivemos em 2025 e agradecer pela vida. Vamos renovar as energias para 2026 e torcer para que seja um ano próspero para todos.
Que a luz do Menino Jesus traga esperança às famílias que foram atingidas pelo granizo e que elas possam recomeçar na agricultura, que é o braço forte desta terra. Nos vemos na semana que vem com mais uma edição do “Valor da Terra: o sustento vem do campo”. Feliz Natal!

